segunda-feira, 11 de abril de 2011


Minha vida


Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso do amor, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade.
Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, em caminhos caprichosos, para além de um profundo oceano de angústias, chegando à beira do verdadeiro desespero.
Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase – êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Procurei-o, também, porque abranda a solidão – aquela terrível solidão em que uma consciência horrorizada observa da margem do mundo, o insondável e frio abismo sem vida. Procurei-o, finalmente, porque na união do amor vi, em mística miniatura, a visão prefigurada do paraíso que santos e poetas imaginaram. Isso foi o que procurei e, embora pudesse parecer bom demais para a vida humana, foi o que encontrei.
Com igual paixão busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber por que as estrelas brilham. E tentei apreender a força pitagórica pela qual o número se mantém acima do fluxo. Um pouco disso, não muito, encontrei.
Amor e conhecimento, até onde foram possíveis, conduziram-me aos caminhos do paraíso. Mas a compaixão sempre me trouxe de volta à Terra.
Ecos de gritos de dor reverberam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desprotegidos – odiosa carga para seus filhos – e o mundo inteiro de solidão, pobreza e dor transformaram em arremedo o que a vida humana poderia ser. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.
Isso foi a minha vida. Achei-a digna de ser vivida e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.



(RUSSEL, Bertrand, Revista Mensal de Cultura,
Enciclopédia Bloch, n. 53, set.1971, p.83)

6

6 comentários:

Hellen Caroline disse...

Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. As vezes acumulamos sofrimentos dentro de nós,e tentamos fazer que não sejam como nós!
Profundo Post
Beijoss

Ani Braga disse...

Tem selinho em comemoração aos meus 100 novos amigos no blog e você é um deles, passa lá querida.

http://cristalssp.blogspot.com/p/selos-e-mimos.html


Beijos

Ani

Sonhos De Deus disse...

Muito lindooo e profundo querida,uma linda semana bjks no teu coração!

mfc disse...

Ele foi um pensador fantástico e uma pessoa digna da máxima admiração!
É um dos meus pensadores favoritos.

Mila Ferreira disse...

Queriiiida selinho p/ vc no meu blog... Confira lá. Beijinhos

Sonhos De Deus disse...

Amigo vc é uma benção papai do céu ti ilumine cada dia mais viu?A vida é o agora...
Planos?
Deixei nas mãos de Deus...
E desfrute desse valioso
Presente!!!
passando pr ti desejar uma linda semana e feriado de pascoa, bjks no teu coração ja ti gostooo muitoooo!!!

Postar um comentário